terça-feira, 7 de outubro de 2008

Anta tem as 4 patas queimadas em incêndio

Classificação Principal: Holomaturologia
Classificação Específica:
Imaturidades
Classificações Secundárias: Parabotânica; Parazoologia

G1 O Portal de Notícias da Globo; Anta tem as 4 patas queimadas em incêncio; 05.10.07; URL: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL145150-5598,00- ANTA+TEM+AS+PATAS+QUEIMADAS+EM+INCENDIO.html

Anta tem as 4 patas queimadas em incêndio

Animal foi encontrado em vala no meio de queimada em Mato Grosso do Sul.
Expectativa é que tratamento dure cerca de três meses.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Morena

Foto: Rachid Waqued
Rachid Waqued
Após ser resgatada, anta passa por tratamento (Foto: Rachid Waqued/ Divulgação)

Uma anta chegou ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande (MS), na quarta-feira (3), com as quatro patas queimadas. O animal, de 150 quilos, foi encontrado por peões na região de Miranda, em uma vala localizada no meio de uma queimada.

O biólogo do Cras Elson Borges dos Santos acompanhou o resgate e acredita que a anta ainda é muito jovem. Ele estava na região fazendo a soltura de animais reabilitados.

A anta foi atendida e medicada na quinta-feira (4) no Cras. “Ela teve as quatro patas queimadas, perdeu todas as unhas e está desidratada. Foi muito triste encontrá-la nessa situação. Todo o local estava destruído”, contou Santos.

A anta não consegue ficar em pé e a expectativa é que o tratamento dure cerca de três meses. “Embora esteja queimada, ela tem força. Precisa comer e beber para melhorar. Até agora, ela está à base de soro”, explicou o biólogo.

Para a anta ficar mais confortável, será construída no viveiro uma cobertura com folhas. Caso consiga melhorar, ela vai voltar para a fazenda onde foi encontrada.

De acordo com informações do Cras, 318 animais foram vítimas das queimadas só no mês de setembro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: